Skip to content

10 livros sobre Direito indispensáveis na sua estante

Dos clássicos aos best-sellers mais recentes, existe uma infinidade de livros que abordam temas do direito e seus diversos segmentos.

A Robert Half Legal – empresa mundial de consultoria para escritórios e departamentos jurídicos listou recentemente os 10 livros indispensáveis na estante de todos os advogados.

O resultado foi obtido por meio de uma pesquisa realizada com mais de 350 profissionais do Direito nos  EUA e Canadá (associados a pequenos e grandes escritórios de advocacia), Confira.

 

noun_137857_cc 1- O Sol é Para Todos“, de Harper Lee

Com 46% dos votos dos advogados, o vencedor do Prêmio Pulitzer em 1960 se tornou um grande clássico da literatura, vendeu mais de 30 milhões de cópias só nos Estados Unidos e foi eleito o Melhor Romance do Século XX pelo Library Journal.

Sinopse:

Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.

Página do livro no Skoob

 

noun_137857_cc 2- A Casa Soturna, de Charles Dickens

Escrito na metade do século 19, o romance sombrio de Charles Dickens (Oliver Twist; David Copperfield) é uma crítica ao sistema e as leis por meio de uma história intrigante.  O livro foi o segundo mais votado, com 8% de preferência entre os advogados.

Sinopse:

Romance. História de um processo judicial interminável sobre uma herança e suas consequências para os herdeiros. Nesta obra Dickens mostra as imperfeições das leis, não só criticando contra as instituições inglesas do século passado, mas também promovendo uma melhor compreensão de seus problemas sociais. 

Página do livro no Skoob

 

noun_137857_cc 3- A Firma, de John Grisham

Um escritório grande e badalado é o cenário deste livro de  John Grisham (O Advogado; O Sócio), colega de profissão na lista dos autores mais lidos dos EUA. Com 7% dos votos, o livro descreve de forma bem atual a rotina de alguns grandes escritórios americanos.

Sinopse:

Mitchell McDeere, um dos melhores alunos de Direito, em Harvard, vai trabalhar na Bendini, Lambert e Locke, uma rica firma especializada em direito tributário. Logo de início, ele suspeita de que há algo de errado na firma, ainda mais quando dois sócios morrem em um estranho acidente nas Ilhas Cayman. Segundo um agente do FBI, a firma Bendini, Lambert e Locke., apesar de ter alguns clientes importantes, não é real e serve de fachada para negócios escusos. Ele revela também que o próprio Mitchell vem sendo espionado pela segurança da firma, que instalou microfones em sua casa e grampeou seu telefone. Ele se vê num beco sem saída quando é pressionado a se tornar informante: Se não concordar, será denunciado, mas se a firma descobrir o plano, Mitchell será morto. 

Página do livro no Skoob

 

noun_137857_cc 4- Acima de qualquer suspeita, de Scott Turow

7% dos profissionais entrevistados indicam o thriler de Scott Turow (O primeiro ano – Como se faz um advogado; O inocente), que já foi adaptado para o cinema com Harrison Ford e Raul Julia no elenco.

Sinopse:

Mulher estuprada e assassinada. Seria apenas uma nova pasta nos arquivos policiais da Cidade de Kindle e um caso a mais na rotina de Rusty Sabich, investigador da promotoria pública, não fosse a vítima Carolyn Polhemus, advogada cuja beleza e sensualidade sempre foram proporcionais à ambição. Além da tarefa ingrata de encaminhar as diligências sobre o crime envolvendo uma colega, pesa sobre Rusty a sensação de comprometimento: ele tivera um caso com Carolyn, e a descoberta deste detalhe causa uma reviravolta no rumo das investigações, colocando o promotor na condição de principal suspeito.

Página do livro no Skoob

 

noun_137857_cc 5- Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski

Indicada por 5% dos advogados, Crime e Castigo é uma saga ética publicada em 1866. O livro, na lista dos maiores romances de todos os tempos, é a obra mais célebre de Fiódor Dostoiévski (Memórias da casa dos mortos; O idiota).

Sinopse:

Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petesburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César e Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História. Este ato desencadeia uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para preservar sua dignidade contra as várias formas da tirania.

Página do livro no Skoob

 

*Outro (12%)

Durante a pesquisa, 12% dos advogados selecionaram a opção Outros. Dentre os livros mais justificados, estão:

noun_137857_cc 6- Os Irmãos Karamazov, de Fiódor Dostoiévski

Os Irmãos Karamazov, o último grande romance de Dostoiévski escrito em 1879 é, como afirmou Freud “a maior obra da história”, e retrata o complexo de Édipo com um embate entre pai e filho.

Sinopse:

 Analista rigoroso do comportamento humano, Dostoiévski analisa em detalhe o sentimento de culpa desencadeado pelo assassinato de um pai e debate de forma sublime as infindáveis dicotomias da natureza humana, revelando uma inquietação que é já a do homem moderno.

Página do livro no Skoob

 

noun_137857_cc 7- A confraria, de John Grisham

Um candidato à presidência dos Estados Unidos, três juízes condenados, o chefe do serviço secreto americano, um general russo, um advogado alcoólatra, policiais desonestos: este é o quadro de personagens de  A confraria.

Sinopse:

Integram esta ímpar confraria três juízes condenados por crimes diversos. Na cadeia, eles extorquem homossexuais e resolvem pequenas disputas internas. Enquanto isso, a CIA pretende eleger um candidato obscuro para a presidência, que seja conivente com os interesses da indústria bélica. Simular atentados está dentro do orçamento da campanha presidencial. Quando as duas histórias se encontram tudo pode acontecer…

Página do livro no Skoob

 

noun_137857_cc 8- A confissão, de John Grisham

Neste livro, John Grisham usa toda sua expertise para fazer uma crítica forte e pesada à pena de morte, medida adotada em diversos estados dos Estados Unidos.

Sinopse:

Donté Drumm é condenado por um crime que não cometeu: o assassinato de sua colega de escola Nicole Yarber. Agora, a menos de uma semana para a data de sua execução, o verdadeiro assassino, Travis Boyette, aparece e resolve assumir a culpa. Travis tem um tumor cerebral, está com os dias contados e parece se sentir mal por enviar um inocente à morte. O problema é que o sistema judiciário já ligou o relógio para a execução de Drumm. Uma revelação de última hora pode não ser suficiente para parar o cronômetro e ninguém parece muito disposto a admitir o erro. A vida de um homem inocente está em jogo e o Texas está com tudo pronto para executá-lo.

 

Página do livro no Skoob

noun_137857_cc 9- O dossiê pelicano, John Grisham

Um dos mais bem bolados e emocionantes thrillers do autor (que tem em seu portfólio mais de 20 livros), a obra retrata uma conspiração envolvendo a Suprema Corte Americana.

Sinopse:

Após dois juízes da Suprema Corte serem assassinados, sem nenhuma pista ser deixada, um dossiê é escrito por uma estudante de direito. O documento sugere uma grande conspiração ligando muita gente do alto escalão do governo ao crime. Ao passar de mão em mão, o dossiê causou a ira de pessoas que resolveram “apagar” a estudante e quem mais soubesse do documento.

Página do livro no Skoob

 

noun_137857_cc 10- O processo, de Franz Kafka

A obra-prima de Franz Kafka (A metamorfose; Carta ao pai) deve estar presente na biblioteca pessoal de todos os advogados. O livro conta a história de um homem preso e sujeito a um processo por um crime que nem ele sabe que cometeu.

Sinopse:

Sem motivo Josef K. é capturado e interrogado em seu aniversário de 30 anos. As circunstâncias são grotescas, ninguém conhece a lei e a corte permanece anônima. A “culpa”, descobre Josef K., torna-se-lhe inerente, sem que ele possa fazer algo contra isso. Obstinadamente, mas sem sucesso, ele tenta lutar contra o crescente absurdo e envolvimento, ignora todo aviso de resistência e é por fim executado um ano depois nos portões da cidade.

Página do livro no Skoob

Na sua opinião, qual o maior romance já escrito ligado ao Direito?

banner_cadastro_post_blog