Skip to content

11 filmes para advogados e estudantes de Direito

noun_112380_cc 1- O advogado do diabo, 1997
O jovem advogado Kevin Lomax, que nunca perdeu um caso, é convidado a defender um cliente acusado de matar o enteado, a esposa e a criada. Durante o processo, ele se dá conta de que seu sócio, John Milton, tem um lado misterioso e sombrio.

O filme questiona um conceito básico da área: todos merecem defesa, desde que a barreira entre a lei e a ética não seja quebrada.

Saiba + sobre o filme

noun_112380_cc2 – Um sonho de liberdade, 1994

Andy Dufresne, banqueiro bem sucedido, tem uma reviravolta na sua vida ao ser condenado por um crime que não cometeu: o assassinato da esposa e do amante dela. A Penitenciária Estadual de Shawshank, onde cumprirá pena perpétua, é comandada a ferro e fogo pelo agente penitenciário Warden Norton e o Capitão Byron Hadley. Andy logo faz amizade com Ellis Boyd Redding, um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro da instituição.

Conhecer a realidade dos presídios é algo de suma importância para quem segue ou quer seguir carreira em direito.

Saiba + sobre o filme

noun_112380_cc3 – Erin Brockovich – Uma mulher de talento, 2000 
Erin, arquivista de um grande escritório de advocacia, reúne por anos, provas para abrir processo contra uma empresa de eletricidade que contamina a água da cidade com dejetos.

Mesmo sem exercer a função formal de advogada, Erin nos ensina que, nessa área, a convicção para buscar a verdade é essencial na carreira.

Saiba + sobre o filme

noun_112380_cc4 – 12 homens e uma sentença, 1957
Um jovem porto-riquenho é acusado de matar o pai. Onze dos jurados votam pela condenação, mas um jurado insiste em aprofundar a investigação. Para que isso aconteça, ele terá que lidar com a má vontade dos outros jurados, que só querem acabar logo com aquilo e voltar para suas respectivas casas.

Saiba + sobre o filme

noun_112380_cc5 – A firma, 1993
Mitch McDeere, que ganhará muito bem para trabalhar numa firma em Memphis, descobre que a empresa está envolvida com a máfia e que os profissionais que tentaram se desligar da corporação morreram de forma misteriosa.

O filme questiona o código de ética e o lado sórdido dos escritórios que se envolvem em atividades ilícitas.

Saiba + sobre o filme

noun_112380_cc6- Hotel Ruanda, 2004

Baseado na guerra entre os hutus e tutsis e o menosprezo por parte da Europa, o filme conta a história de Paul Rusesabagina, que em 1994 era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital de Ruanda. Sem a ajuda de ninguém, abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito (que levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias).

Saiba + sobre o filme

noun_112380_cc7 – Seven – os setes crimes capitais, 1995

Com cenas de tirar o folego e um enrendo impecável, o filme dirigido por David Fincher conta a história de dois policiais: o jovem e impetuoso David Mills e o já maduro William Somerset. Eles são encarregados de encontrar um homicida que segue a ordem dos sete pecados capitais em seus assassinatos. 

O advogado do personagem John Doe é um grande exemplo de como usar a arte da argumentação ao defender clientes.

Saiba + sobre o filme

noun_112380_cc8 – Hannibal, 2001

Sete anos se passaram desde que Hannibal Lecter, condenado por diversos homicídios, escapou da prisão. O Dr. agora transita livremente pela Europa e trabalha na biblioteca de uma família de Florença. Clarice Sterling, agente do FBI que entrevistou o psicopata antes que ele fugisse do hospital de segurança máxima, e Mason Verger, vítima que conseguiu sobreviver ao ataque do psicopata e ficou terrivelmente desfigurado, NUNCA se esqueceram de Hannibal. Eles querem vingança e farão de tudo para  que o Dr. Lecter seja descoberto.

Saiba + sobre o filme

noun_112380_cc9 – O sol é para todos, 1962

Jean Louise Finch recorda que em Macomb, Alabama, Tom Robinson, um jovem negro, foi acusado de estuprar Mayella Violet Ewell, uma jovem branca. O pai de Jean, Atticus Finch, um advogado íntegro, decide defender Tom e fazer de tudo para absolver o réu, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição.

Baseado no icônico livro de Harper Lee, o filme se passa no sul dos Estados Unidos na década de 30 e tem como tema principal o preconceito.

Saiba + sobre o filme

noun_112380_cc10 – O povo contra Larry Flynt, 1996
Baseado na história real de Larry Flynt, o homem por trás da revista pornográfica Hustler, o filme mostra as batalhas judiciais que o homem por trás do império teve que travar contra ativistas na década de 1970.

Larry Flynt acaba se tornando um defensor da liberdade de expressão.

Saiba + sobre o filme
noun_112380_cc11 – A vida de David Gale, 2003
David Gale – professor da Universidade do Texas e ativista contra a pena de morte – é injustamente acusado e condenado pelo assassinato de um colega de trabalho. O caso chama a atenção de Elizabeth Bloom, jornalista que decide investigar a vida de Gale e o sistema judicial.

O filme é uma reflexão sobre a pena de morte, medida benquista por muitos e rejeitada por outros.

Saiba + sobre o filme

 

banner_cadastro_post_blog