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Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes

Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes é um dos maiores fenômenos editoriais no mundo dos negócios e considerado o livro mais influente do século XX pela Forbes. Traduzido em 38 idiomas, a obra do consultor Stephen R. Covey vendeu mais de 15 milhões de exemplares em todo o mundo e ocupou as listas de mais vendidos durante oito anos consecutivos.Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes

Para vencer os desafios do dia a dia (seja no âmbito familiar ou profissional), é preciso assimilar sete hábitos que, segundo o autor, são responsáveis pela eficácia pessoal e permitem distinguir  pessoas felizes, saudáveis e bem-sucedidas das fracassadas e que sacrificam o equilíbrio interior e a felicidade para alcançar o êxito.

Este equilibro tem a ver com o que você produz e a sua capacidade de produção: se você faz além, se esgotará; se produz abaixo, seu tempo será malgasto.

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“Uma das melhores formas de educar nossos corações é olhar para o jeito como interagimos com as outras pessoas. Porque nossas relações são um reflexo da nossa relação com nós mesmos.”

1 – Proatividade

Ser pró-ativo significa tomar a responsabilidade por sua própria vida. Ser reativo é entregar o controle sobre suas decisões, deixando que opiniões de outros o afetem. Se você costuma atribuir seus problemas a outros (ou à falta de sorte), tome cuidado.

2 – Começar com o Objetivo em Mente

Começar o dia com um “fim” em mente implica em ter seus valores firmemente estabelecidos.  Assim, você afrontará seus desafios e tomará as decisões que derivem deles com base nos princípios (ou Centros) pelos quais você vive e trabalha.

Seu tipo de Centro indicará o tipo de comportamento que deve tomar. Estes são alguns dos centros mais comuns:

Cônjuge ou família: sua segurança e valor pessoal vêm de seu matrimônio e filhos, mas ter problemas com a família pode afetar a auto-estima.

Dinheiro ou trabalho: sua segurança vem da quantidade de dinheiro que tem ou do status de seu trabalho. Uma pequena ameaça a sua carreira pode derrubar sua vida.

Posses: Estar diante de uma pessoa com mais posses lhe faz inferior.

Se a sua vida gira em torno desses Centros, você dá a outro o poder suas suas decisões. Procure se basear por um centro que não mude.

3 – Primeiro o Mais Importante

Tenha em mente que, para ter uma vida equilibrada, você não pode fazer TUDO. Priorize, planeje e execute suas tarefas baseando-se no que é mais importante e não no que é mais urgente.

As pessoas que passam a maior parte do seu tempo lidando com coisas urgentes (trabalhando com deadlines apertados, por exemplo) vivem uma crise atrás da outra. Quando sobrevivem a uma crise, tem outra esperando. Para escapar da pressão, recorrem a recreação e relacionamentos, mas acabam se estressado mais, pois encaram isso como “perda de tempo”.

4 – Ganha/Ganha

O hábito 4 implica que ambas as partes em um acordo devem ser beneficiadas. Ou seja: a vitória de uma pessoa não necessariamente acontece às custas da derrota da outra.

Quer dizer, você pode até ganhar fazendo a outra parte perder, mas isso afetará a próxima negociação. Segundo o autor as alternativas são: ou os dois ganham (ganhar/ganhar) ou os dois perdem (perder/perder). Se não pode alcançar um trato ganhar/ganhar, é preferível não fazer o trato.

Este hábito implica cinco elementos ou dimensões:

1 – Caráter

2 – Relações

3 – Acordos

4- Sistema

5 – Processo

5 – Entender para ser entendido

Escute bem ou preste atenção enfaticamente para ser genuinamente influenciado pelas pessoas a fim de que elas também sejam influenciadas por você. Isso cria uma atmosfera de cuidado mútuo na solução positiva de um problema.

6 – Criar sinergia

O hábito da sinergia implica a cooperação criativa e o trabalho em equipe: as pessoas com mentalidade ganhar/ganhar e que escutam com empatia aproveitam suas diferenças para gerar opções que não existiam antes.

7 – Autorrenovação

Equilibre e renove seus recursos, sua energia e sua saúde para criar um estilo de vida efetivo e sustentável, com exercício físico, meditação e boa leitura para a renovação mental (além de serviços à sociedade para renovar-se espiritualmente).

Via Infomoney

Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes