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Dicas de organização e produtividade para advogados iniciantes

Após cinco anos na faculdade de direito você recebe o seu diploma, passa na prova da OAB e pronto, já é um advogado iniciante. Parece simples, mas você sabe muito bem que ainda tem inúmeros desafios pela frente. E para isso, você precisa de ferramentas e boas práticas de organização e produtividade. 

A verdade é que todos os advogados com grande reconhecimento no mercado tiveram que começar do zero e com certeza encontraram inúmeras barreiras para ultrapassarem.

A chave para tudo isso é a persistência e o foco em apresentar resultados de qualidade. No entanto, para produzir bons resultados é necessário boas práticas de organização e produtividade.

Isso mesmo. Se você ainda não parou para pensar em como se organizar, não traçou objetivos e metas, este é o momento. É hora de descobrir o que pode ser melhorado e trabalhar para esta mudança.

Hoje, vamos apresentar algumas dicas de organização e produtividade para advogados iniciantes. Esperamos poder colaborar para o seu crescimento de uma maneira especial.

Dica 1 da organização e produtividade : liste todas as tarefas que precisa executar e foque nas principais

Todos os dias você tem inúmeras atividades para serem realizadas. Atender clientes, acompanhar processos, escrever, resolver causas. Se você está iniciando um escritório, ainda precisa pensar nas finanças, na divulgação do seu negócio, na gestão dos projetos e até da equipe.  É possível se perder em meio a tantas tarefas.

Então, você precisa se organizar. Afinal, a produtividade é resultado de uma boa organização. Nossa primeira dica é: liste tudo o que você precisa fazer e separe por prioridade.

Você pode pensar que não tem tempo para escrever todas as atividades que precisa realizar. É claro que você gastará uns minutos para fazer esta lista e categorizar as prioridades, mas este planejamento simples te levará a ser muito mais produtivo.

Após fazer esta lista e elencar as prioridades, veja o que levará menos de 10 minutos para ser feito e resolva já. Depois vá para as atividades que demandam mais tempo.

Lembre-se de focar no que está realizando naquele momento. Não fique de olho nas redes sociais, nem atualizando o e-mail a cada minuto. O e-mail é um grande vilão quando você precisa de concentração.

Inicie as grandes tarefas que são prioridade com o máximo de concentração.

Dica 2 da organização e produtividade: invista seu tempo em conhecer aplicativos, testar e aplicar no seu dia a dia

Quantos aplicativos você utiliza no seu dia a dia que podem te ajudar na organização e na produtividade? Ainda não pensou sobre este assunto? Se você acha que é perda de tempo, está enganado. A tecnologia hoje é aliada dos grandes profissionais, sendo considerada essencial para a organização e produtividade.

Com tantos afazeres em um escritório, pode não sobrar tempo para você advogar com qualidade. Os aplicativos podem te ajudar a economizar tempo nas tarefas administrativas e dedicar atenção a seus clientes. Hoje, existem inúmeros aplicativos prontos para te ajudar no controle do tempo, agenda, gerenciamento de projetos, gestão de equipes, controle das finanças, agilidade na execução das tarefas entre outros.

Podemos apresentar alguns exemplos de aplicativos para organização. Um deles é o Evernote – uma ferramenta de notas que pode ser usada no celular ou computador. Ideal para anotar os pontos de uma reunião, ou salvar uma matéria da internet para ler mais tarde. A ferramenta possui um sistema de buscas dentro das notas criadas que é o grande diferencial para encontrar tudo com mais agilidade.

O Evernote foi só um exemplo. Existem muitos outros aplicativos como Google Drive, Google Docs,  Google Keep, Trello, Paymo, Slack, Quickbooks Zeropaper. Todos podem colaborar para você se organizar com mais facilidade o seu dia a dia.

Invista seu tempo em conhecer aplicativos, testar e aplicar em sua rotina.

Dica 3 da organização e produtividade: determine um tempo para trabalhar e também um local

Se você está começando agora sua carreira como advogado, você precisa se organizar na questão de tempo e local. Pode parecer bobeira pensar nisso neste momento, afinal você está iniciando e não possui muitos clientes para atender.

No entanto, quando estamos no começo, corremos o risco de nos perder com a nossa própria flexibilidade de horários.  Não deixe isso acontecer. Determine um horário para iniciar e finalizar o seu trabalho. Crie uma rotina para você.

Outro ponto é o local. Escolha um local de trabalho. Caso você inicie como home office, separe um espaço em sua casa para isso. Arrume uma mesa e cadeira adequada. Quando você for trabalhar ficará mais fácil de se concentrar em suas atividades. Isso ajudará você na organização e te lembrará que aquele local e horário é o momento de trabalho e não de ficar disperso.

Dica 4 da organização e produtividade: tenha atenção aos prazos

Pode parecer desnecessário, mas a atenção ao prazo faz toda diferença para um bom escritório de advocacia. Afinal, esquecer uma data pode resultar na perda de uma causa e em um cliente insatisfeito.

Desse modo, muita atenção aos prazos dos processos e de retorno aos clientes. Uma dica é procurar algum aplicativo que te ajude a organizar as datas e avise quando os prazos estiverem próximos de vencerem. Assim, você conseguirá se organizar para atender com qualidade todas as demandas.

Dica 5 da organização e produtividade: peça feedback e aprenda com os erros

Quer ser mais produtivo? Peça sempre feedback e aprenda com os erros. Uma vez que errou, tente evitar o mesmo erro. Isso colabora com sua produtividade de modo espetacular.

Pedir um feedback também é essencial para o bom andamento do seu escritório. Somente assim, você saberá o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. Sempre esteja disposto a ouvir o seu cliente e se organizar para melhorar.

Aproveite os desafios

Por fim, aproveite esse início de carreira para aprender muito com cada desafio. Para chegar no topo da advocacia é preciso estar aberto ao novo e as ferramentas que o mercado vem apresentando. Procure, estude, conheça. Esteja determinado a mudar sempre que preciso e foque na organização.

Perceba que a organização profissional nunca foi e nunca será perda de tempo. Ela não é um fim para si mesma e sim um meio que reflete diretamente na sua produção.  Sua organização trará benefícios a sua produtividade.