Skip to content

5 hábitos para melhorar a sua organização profissional

Como anda a sua organização profissional?Você já teve a impressão que o dia terminou e você não conseguiu fazer nada do que era para ser feito? Clientes cobrando retorno, processos com prazos vencendo e você sem conseguir atender a todos. Isso é desesperador, né?

A rotina na advocacia é cheia de compromissos e se você não se organizar, continuará tendo dificuldades para realizar todas as atividades. Então, a pergunta é: O que você pode melhorar?

Tenha certeza que uma boa organização profissional reflete no equilíbrio para todas as áreas da vida. Você terá hora para iniciar e finalizar o trabalho, bons resultados, eficiência nas atividades e controle de todas as demandas com muito mais facilidade e agilidade.  

Os clientes também percebem quando um profissional é organizado simplesmente pelos resultados que ele apresenta. Processos em dia, retorno rápido, comunicação frequente, escritório crescendo…

Sem dúvidas, a organização profissional é indispensável para o bom andamento de seu escritório. Por isso, neste artigo, elencaremos cinco hábitos para melhorar sua organização profissional e pessoal, ser mais produtivo e conseguir atender a todos os prazos.

1º hábito da organização profissional: defina as prioridades

O primeiro hábito é definir as suas prioridades. Diante de tanto trabalho, muitas vezes fica difícil de escolher o que é mais importante para ser feito. Temos a sensação de que tudo é prioridade. Então, calma! Sempre tem uma atividade que é mais importante para aquele momento. Pode ser um processo que está com o prazo apertado ou um cliente que precisa de mais atenção.

Lembre-se que todos os dias você precisa se organizar para aquele dia.  Comece fazendo uma lista de tudo para se localizar e encontrar as atividades que não podem serem adiadas. A organização profissional começa aí. Então, mãos à obra.

Você pode fazer isso também com as atividades da vida pessoal. Acredite, a vida pessoal reflete diretamente na profissional. Organização pessoal e profissional andam em conjunto e, com o equilíbrio em ambas, você terá resultados muito mais satisfatórios.

2º hábito da organização profissional: Defina pequenas metas

Todos nós temos muitos objetivos na vida, principalmente na área profissional. Muitas vezes o objetivo é grande e demorará um tempo para que se concretize, mas ele só vai se realizar se você cumprir pequenas etapas para alcançá-lo.

Aqui está um segredo para se organizar profissionalmente e crescer diariamente: fragmente um grande objetivo em metas menores. Para cada meta determine as ações que você deverá realizar para alcançá-la. E a cada meta cumprida, você estará mais perto de seu objetivo principal.

Esta definição de metas e ações te ajudará a ter uma ideia de todas as atividades necessárias. Outro ponto importante é que a cada meta alcançada você terá mais força para continuar porque verá que o que está fazendo está apresentando resultados.  

3º hábito da organização profissional: se concentre no que está fazendo no momento

Quer ser mais produtivo? Se concentre no que está fazendo naquele momento. Hoje são tantas formas de comunicação que corremos o risco de nos distrair muito facilmente e, sem perceber, adquirimos hábitos que acabam com nossa produtividade. São redes sociais que se atualizam a todo instante, e-mails que não param de chegar, telefone que toca, tudo nos leva a perder o foco do que realmente importa.

Para melhorar sua organização profissional e pessoal, tenha em mente que você deve se concentrar e evitar distrações. Deixe o celular um pouco longe ou coloque no silencioso, de modo que ele não te atrapalhe por um tempo. Procure não ficar olhando a cada instante o e-mail e as redes sociais. A concentração permite apresentar resultados melhores. Se concentre e termine o que estava fazendo para iniciar outra atividade.

4º hábito da organização profissional: realize uma atividade por vez

O quarto hábito vem de encontro com o que apresentamos anteriormente, a concentração. Algum dia você já percebeu que estava realizando diversas tarefas ao mesmo tempo e não conseguindo finalizar nenhuma? Pois então, para ter uma boa produtividade, se concentre em realizar uma atividade por vez.

Faça este teste. Você vai perceber que desta forma você consegue realizar muitas atividades de modo concentrado e apresentando resultados satisfatórios.

5º hábito da organização profissional: Procure por APPs que possam te ajudar

Acredite, a tecnologia está a nossa disposição e precisa ser usada a favor do nosso trabalho. Talvez você tenha receio de avançar no uso das tecnologias na advocacia, mas calma!

Existem muitos aplicativos para celular e também para computador que podem te ajudar em obter maior eficiência no dia a dia. A maioria são aplicativos gratuitos que tornam a sua rotina muito mais fácil, simplesmente pelo fato de estar em suas mãos.

Já temos aplicativos que ajudam a gerenciar projetos e equipes, organizar o tempo, além de compartilhamento e armazenamento de documentos com mais facilidade.

Experimente procurar sobre este assunto e você vai encontrar aplicativos que auxiliam a ter uma melhor organização profissional e pessoal. Escolha aquele que mais se encaixa com a sua necessidade e faça o download. Teste e insira-o em sua rotina.

Pesquise, invista, se organize

Poderíamos citar muitas outras dicas para você, mas escolhemos estas cinco para poder te auxiliar. Acredite que para ter uma organização profissional é necessário comprometimento com os teus objetivos.

Pesquise, invista o seu tempo, se adapte às mudanças do mercado e busque sempre o melhor para o seu cliente. A advocacia precisa de profissionais atualizados que utilizam das novidades para buscar as melhores soluções para seus clientes. E quando você está organizado, você encontra tempo para buscar novas soluções.

Lembre-se em seu dia a dia que um profissional organizado consegue atender a todas as demandas com agilidade e eficiência, demonstrando ser capacitado para a atividade que foi contratado. Quanto maior a organização, maior produtividade você terá.

Coloque em prática as dicas que apresentamos e tenha melhores resultados.